O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

2ª Palestra do RPG Ferramenta Alternativa, com a visita de Mestre Uilian

Arte de Fernanda Mazete
 Salve leitores
Para aqueles que querem jogar RPG (Role Playing Game), e ainda não teve chances. Estão abertas as inscrições para as próximas turmas. Clique aqui para saber como vai funcionar.



A 2ª Palestra do “Ferramenta Alternativa”
No dia 25/08 haverá um evento de conclusão das turmas 1, 2 e 3, estaremos expondo os trabalhos produzidos nas primeiras oficinas (histórias, desenhos, aventuras) para aqueles que não conhecem o RPG. Também teremos a visita de um jogador veterano do bairro de Ermelino Matarazzo, o Mestre Uilian, que fará uma discussão sobre o jogo de RPG Lobisomem: O Apocalipse.
Oficinas de RPG para Iniciantes
Na semana seguinte, já terá inicio as novas oficinas de RPG. As oficinas para iniciantes acontecerão de quarta, quinta e sexta das 14h às 17h, cada dia da semana será uma turma diferente, os participante poderá escolher em qual das turmas pretende participar.
Turma de quarta inicia dia 29/08
Turma de quinta inicia dia 30/08
Turma de sexta inicia dia 31/08
Das 14h às 17h.

Oficinas de RPG para Narradores
Para quem já joga RPG e quer formar seu grupo, também estão abertas as inscrições para oficina de Narradores, que ocorrerão aos sábados das 13h às 16h. Nessa nova
oficina, faremos exercícios para estimular a criatividade e discussões debatendo as regras teóricas e práticas do RPG.
Aos sábados, início dia 01/09
Das 13h às 16h
Vagas limitadas para todas as turmas.
Venha conhecer o universo dos jogos de RPG!!!!!!


A palestra e as oficinas acontecerão na biblioteca Rubens Borba Morais (clique no nome para saber onde fica) em suas respectivas datas. Venha contemplar os trabalhos dos jogadores e participar desse universo de fantasia.
As inscrições podem ser feitas na própria ou por e-mail clicando aqui.
Ou entrando em contado pelos e-mails rpg-fa@hotmail.com ou impudico1@hotmail.com , falar com mestre Morfeu.


Obrigado a todos!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário