O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

2ª Palestra do RPG Ferramenta Alternativa (25/08)



Salve Leitores

No dia 25/08 ocorreu a 2ª palestra do projeto RPG Ferramenta Alternativa. Se você não pode comparecer clique para ver o que o que aconteceu.



A proposta do RPG Ferramenta Alternativa é de disseminar os jogos de RPG e ensinar a todos através de oficinas na biblioteca de Ermelino Matarazzo Rubens Borba de Morais. Na segunda palestra, como reforço, além do mestre Adilson, tivemos a presença do caro metre Uilian.


Na primeira parte da palestra fizemos uma discussão sobre a relação da cultura no RPG e informamos e apresentamos as turmas 1, 2 e 3 (clique aqui para conhecer os trabalhos das turma 1, turma 2, turma 3).



A segunda parte da parte da palestra, foi ministrada pelo mestre Uilian. Cada jogo de RPG é abordado um tema. Então convidados Uilian para debater sobre o tema do jogo Lobisomem: Apocalipse.

 

 Para que não esteve presente, segue abaixo as pautas do debate:

Discussão de Lobisomem Apocalipse com Uilian

1 – Currículo RPGistico/Cultural
                - Começou a jogar RPG no final de 1999.
                - Iniciou uma oficina na escola Filomena em 2000 que foi até 2007.
                - Em 2011 retomou a oficina em uma ONG através das OC’s.
                - Participou de vários encontros de RPG e mestrou em ONGs e escolas.
                - Conhecido por fazer de forma semi-artesanal seus próprios dados.
                - Outros corres: Participou de um livro, luta pela casa de cultura de Ermelino Matarazzo, fundador da Rádio Comunitária Filó, Coordenou o maior encontro cultural da região de Ermelino Matarazzo, Fundador do Cultura ZL e Cultura na Praça, entre outros

2 – O jogo Lobisomem Apocalipse

·         Cenário
O cenário de Lobisomem o Apocalipse é num estilo Punk Gótico muitas vezes sombria e brutal, os pobres são miseráveis e os ricos ficam cada vez mais ricos colaborando com o horror, poluição e aumentando o clima marginal, poucas pessoas são confiáveis e criaturas consideradas sobrenaturais utilizam a sombras para sobreviverem,  crimes, assassinatos e mortes acontecem sem respostas.
Para alguns ainda há salvação, mas para a grande maioria o apocalipse já chegou.

·         Tema
O mundo nem sempre foi essa calamidade antes do apocalipse chegar, houve dias em que o mundo vivia em harmonia, porém começou a esboçar um desequilíbrio e vendo a necessidade de restabelecer  esse equilíbrio Gaia (Mãe Terra) criou varias criaturas que fracassaram e o desequilíbrio aumentou Gaia então deu origem aos Garou (lobisomem) nem humanos nem lobos  e sim uma raça única com suas características pessoais, capazes de se metamorfosear (Hominídeo, Gabro, Crino, Hispo e Lupino) os garous receberão poderes especiais chamados de dons e iniciaram uma batalha contra a Wirm (força que os garous acreditam ser responsável pelo desequilíbrio) os humanos principalmente os mais religiosos  temendo esses e outros seres resolveram fazer um caça as bruxas que derramou muito sangue. (Inquisição)
Os seres que sobreviveram passaram a se esconder e de forma automática criaram um pacto de não se expor aos humanos com medo de outro derramamento de sangue esse pacto entre os Lobisomens chama-se véu.
Os Lobisomem se regeneram muito rápido são verdadeiras armas de matar, o seu ponto fraco é a prata que impede sua ligação espiritual com gaia perdendo gradualmente seus poderes.

·        Personagens (tribos de lobisomem)

- Andarilho do Asfalto: Eles vivem em cidades e se adaptaram ao luxo, são seres que acreditam na luta através da burocracia, a elite do bem.
- Crias de Fenris: Com uma ideologia radical eles acreditam que os humanos deveriam servir aos propósitos dos garous, assim seriam mais úteis.
- Fianna: Os bardos descendentes de Vikings, viajantes e festeiros adoram bebidas regada a música.
- Filhos de Gaia: Num estilo bem próximo aos dos Hippies, cultuam a vida através das coisas naturais, estão ligados as causas humanitárias, tipo Greenpeace.
- Fúrias Negras: Seres feministas acreditam no sexo como fonte de sua força e sabedoria, guerreiras natas.
- Garras Vermelhas: Os mais primitivos dos Garous, seres poucos sociáveis com humanos, acreditam que se os humanos fossem eliminados o mundo estaria salvo.
- Peregrinos Silenciosos: Com descendência Egípcia são seres que viajam o tempo todo, são rápidos e astuto, seu principal divertimento é caçar vampiros.
- Portadores da Luz Interior: Seres místicos e misteriosos são donos de uma sabedoria preciosa, poucos sentem-se à-vontade ao lado de um deles, dizem que espíritos sussurram em seus ouvidos.
-Presas de Prata: Criados para liderar os Garous, são guerreiros natos e a liderança é um peso que carregam sendo alvo de inveja por alguns garous.
- Roedores de Ossos: Vivem a margem da sociedade nos becos, vielas, favelas ou nas ruas são o contatos perfeito para achar algo na cidade, lutam pelos desfavorecidos.
- Senhores das Sombras: Uma tribo de pelugem negra eles são minoria entre os Lobisomens, porém são muito eficientes, resistindo a diversas batalhas sangrentas.
- Uktena: Conhecidos por suas habilidades com magia trabalharam um tempo ao lado dos magos e dessa forma desenvolveram essas habilidades
- Wendigo: Seguem uma linha de vivencia indígena cultuando a natureza em rituais e cânticos vivem nas matas em forma de comunidade vez ou outra se aventuram nas cidades.

·        O que significa o Apocalipse.

A era da destruição, o ciclo final, o renascimento da morte, a corrupção duradoura, o fim de GAIA.
A época da batalha final contra a WIRM, muitos consideram o presente como a era do apocalipse.
  



  

As oficinas de RPG Ainda não acabaram. Elas continuaram na biblioteca Rubens Borba Morais em Ermelino Matarazzo, de quarta, quinta e sexta-feira das 14h às 17h. E-mail para contato  rpg-fa@hotmail.com, mestre Adilson.

Obrigado a todos e obrigado mestre Uilian por dividir seu conhecimento conosco!


Fotografa Fernanda Mazete
 

"rev"

Nenhum comentário:

Postar um comentário