Salve Leitores
No dia 25/08 ocorreu a 2ª palestra do projeto RPG Ferramenta Alternativa. Se você não pode comparecer clique para ver o que o que aconteceu.
A proposta do RPG Ferramenta Alternativa é de disseminar os jogos de RPG e ensinar a todos através de oficinas na biblioteca de Ermelino Matarazzo Rubens Borba de Morais. Na segunda palestra, como reforço, além do mestre Adilson, tivemos a presença do caro metre Uilian.
Na primeira parte da palestra fizemos uma discussão sobre a relação da cultura no RPG e informamos e apresentamos as turmas 1, 2 e 3 (clique aqui para conhecer os trabalhos das turma 1, turma 2, turma 3).
A segunda parte da parte da palestra, foi ministrada pelo mestre Uilian. Cada jogo de RPG é abordado um tema. Então convidados Uilian para debater sobre o tema do jogo Lobisomem: Apocalipse.
Para que não esteve presente, segue abaixo as pautas do debate:
Discussão de Lobisomem Apocalipse com Uilian
1 – Currículo RPGistico/Cultural
- Começou a jogar RPG no final de 1999.
- Iniciou uma oficina na escola Filomena em 2000 que foi até 2007.
- Em 2011 retomou a oficina em uma ONG através das OC’s.
- Participou de vários encontros de RPG e mestrou em ONGs e escolas.
- Conhecido por fazer de forma semi-artesanal seus próprios dados.
- Outros corres: Participou de um livro, luta pela casa de cultura de Ermelino Matarazzo, fundador da Rádio Comunitária Filó, Coordenou o maior encontro cultural da região de Ermelino Matarazzo, Fundador do Cultura ZL e Cultura na Praça, entre outros
2 – O jogo Lobisomem Apocalipse
· Cenário
O cenário de Lobisomem o Apocalipse é num estilo Punk Gótico muitas vezes sombria e brutal, os pobres são miseráveis e os ricos ficam cada vez mais ricos colaborando com o horror, poluição e aumentando o clima marginal, poucas pessoas são confiáveis e criaturas consideradas sobrenaturais utilizam a sombras para sobreviverem, crimes, assassinatos e mortes acontecem sem respostas.
Para alguns ainda há salvação, mas para a grande maioria o apocalipse já chegou.
· Tema
O mundo nem sempre foi essa calamidade antes do apocalipse chegar, houve dias em que o mundo vivia em harmonia, porém começou a esboçar um desequilíbrio e vendo a necessidade de restabelecer esse equilíbrio Gaia (Mãe Terra) criou varias criaturas que fracassaram e o desequilíbrio aumentou Gaia então deu origem aos Garou (lobisomem) nem humanos nem lobos e sim uma raça única com suas características pessoais, capazes de se metamorfosear (Hominídeo, Gabro, Crino, Hispo e Lupino) os garous receberão poderes especiais chamados de dons e iniciaram uma batalha contra a Wirm (força que os garous acreditam ser responsável pelo desequilíbrio) os humanos principalmente os mais religiosos temendo esses e outros seres resolveram fazer um caça as bruxas que derramou muito sangue. (Inquisição)
Os seres que sobreviveram passaram a se esconder e de forma automática criaram um pacto de não se expor aos humanos com medo de outro derramamento de sangue esse pacto entre os Lobisomens chama-se véu.
Os Lobisomem se regeneram muito rápido são verdadeiras armas de matar, o seu ponto fraco é a prata que impede sua ligação espiritual com gaia perdendo gradualmente seus poderes.
· Personagens (tribos de lobisomem)
- Andarilho do Asfalto: Eles vivem em cidades e se adaptaram ao luxo, são seres que acreditam na luta através da burocracia, a elite do bem.
- Crias de Fenris: Com uma ideologia radical eles acreditam que os humanos deveriam servir aos propósitos dos garous, assim seriam mais úteis.
- Fianna: Os bardos descendentes de Vikings, viajantes e festeiros adoram bebidas regada a música.
- Filhos de Gaia: Num estilo bem próximo aos dos Hippies, cultuam a vida através das coisas naturais, estão ligados as causas humanitárias, tipo Greenpeace.
- Fúrias Negras: Seres feministas acreditam no sexo como fonte de sua força e sabedoria, guerreiras natas.
- Garras Vermelhas: Os mais primitivos dos Garous, seres poucos sociáveis com humanos, acreditam que se os humanos fossem eliminados o mundo estaria salvo.
- Peregrinos Silenciosos: Com descendência Egípcia são seres que viajam o tempo todo, são rápidos e astuto, seu principal divertimento é caçar vampiros.
- Portadores da Luz Interior: Seres místicos e misteriosos são donos de uma sabedoria preciosa, poucos sentem-se à-vontade ao lado de um deles, dizem que espíritos sussurram em seus ouvidos.
-Presas de Prata: Criados para liderar os Garous, são guerreiros natos e a liderança é um peso que carregam sendo alvo de inveja por alguns garous.
- Roedores de Ossos: Vivem a margem da sociedade nos becos, vielas, favelas ou nas ruas são o contatos perfeito para achar algo na cidade, lutam pelos desfavorecidos.
- Senhores das Sombras: Uma tribo de pelugem negra eles são minoria entre os Lobisomens, porém são muito eficientes, resistindo a diversas batalhas sangrentas.
- Uktena: Conhecidos por suas habilidades com magia trabalharam um tempo ao lado dos magos e dessa forma desenvolveram essas habilidades
- Wendigo: Seguem uma linha de vivencia indígena cultuando a natureza em rituais e cânticos vivem nas matas em forma de comunidade vez ou outra se aventuram nas cidades.
· O que significa o Apocalipse.
A era da destruição, o ciclo final, o renascimento da morte, a corrupção duradoura, o fim de GAIA.
A época da batalha final contra a WIRM, muitos consideram o presente como a era do apocalipse.
As oficinas de RPG Ainda não acabaram. Elas continuaram na biblioteca Rubens Borba Morais em Ermelino Matarazzo, de quarta, quinta e sexta-feira das 14h às 17h. E-mail para contato rpg-fa@hotmail.com, mestre Adilson.
Obrigado a todos e obrigado mestre Uilian por dividir seu conhecimento conosco!
Fotografa Fernanda Mazete
"rev"
Nenhum comentário:
Postar um comentário