O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Turma 1: Supers RPG - Universo Fantástico. Capitulo 1

Salve Leitores

Agora que vocês já conhecem os grupos, as aventuras de RPG das turmas 1, 2 e 3 já estão acontecendo. Nas próximas postagens divulgarei tudo que ocorrer nas sessões dos jogos, lembrando que irei adaptar alguns eventos dos jogos para facilitar a descrição das histórias.
Turma 1: Supers RPG Daemon.
Cenário: Universo Fantástico.


Imagine que na cidade de São Paulo que conhecemos, estejam ocorrendo pequenos eventos que tomaram grandes proporções...



A empresa All-Tec recebeu recursos do governo para desenvolver o projeto do“Soldado de Ferro”. Liderado pelo doutor Otavio Castro, especialista em biomecânica, transformou o militar Vinicius Costa, em um soldado blindado que não cansa, não dorme e não precisa se alimentar.
Recém-concluído, o Soldado de Ferro testa suas habilidades enquanto chefes militares e governadores observam o resultado de seus investimentos em uma base militar. Doutor Otavio discursa e apresenta seu projeto: “Bom dia senhores, apresento a vocês o Soldado de Ferro unidade 001. O projeto visava unir as qualidades do ser humano com as capacidades físicas amplificadas através de próteses altamente tecnológicas e equipamentos especializados. Observem os testes”.
Os militares observavam a unidade 001 chegando à área de teste. Soldado de Ferro utiliza seu radar embutido no cérebro e identifica quatro soldados se aproximando pela mata. O androide toma a iniciativa e dispara um projétil atordoante elétrico que neutraliza um dos alvos. Os outros três soldados abrem fogo contra a armadura, mas suas metralhadoras apenas arranham a blindagem. Rapidamente Soldado de Ferron age, usando uma força moderada, ele agarra um dos militares e o arremessa em outro neutralizando os dois e dispara um segundo projétil elétrico atingindo o quarto alvo.
Com sucesso em seu primeiro teste de neutralizar os inimigos sem causar dano letal, usa novamente seu radar para identificar uma nova ameaça e detecta a aproximação de um tanque de guerra. Unidade 001 aciona sua super velocidade que o possibilita correr mais rápido que um carro. O tanque dispara com seu canhão, mas não o atinge. Se aproximando do tanque, o androide destrói o canhão, abre um compartimento e tira os soldados do combate.
Assim que conclui sua tarefa e se prepara para o próximo teste, ele é atingido subitamente por um míssil,  fica alguns segundos atordoado sem saber o que o atingiu enquanto a armadura inicia um auto-reparo. Até que finalmente identifica seu ofensor. Unidade 001 fica espantado ao identificar outro androide similar a ele, que ataca o prédio onde os militares observam. Assim o Soldado de Ferro compreende que isso não é  um teste, é uma ação. Os reparos da armadura se completam e ele se prepara para seu próximo desafio...


Estela Campeã

Enquanto isso em outro lugar, Estela fica espantada com as mudanças em seu metabolismo. Seus músculos então mais rígidos, esta a três dias correndo sem água ou alimento e seu corpo ainda não cansou. Então ela começa a relembrar os últimos eventos em sua vida...
Estela trabalhava para um traficante do bairro onde mora, não por opção, mas porque se não o fizesse, ela e sua mãe correriam riscos e também porque precisavam de dinheiro para sobreviver. Dias atrás Estela acabou sendo presa por causa de sua relação com o tráfico, porém levou toda a culpa. Desesperada e preocupada com sua mãe, sabia que tinha que sair daquela prisão, mas não sabia como. Até que um dia, homens de terno preto entraram no cárcere e escolheram algumas mulheres, Estela foi escolhida também. Essas mulheres foram levadas a um laboratório para servir de cobaia em uma experiência secreta. As outras mulheres morreram durante o experimento, o que deixou Estela em pânico, mas por algum motivo misterioso, ela sobreviveu.
Com uma força ampliada, conseguiu sair das amarras. Os seguranças atiravam mas sua pele parecia intransponível. Para escapar, ela saltou pela janela de uma altura de 5 andares, onde seu corpo não teve um arranhão. Então ela correu por três dias de volta para casa.
Finalmente chegando em casa, sem entender o que aconteceu com seu corpo, Estela encontra sua mãe:
- Filha, você está bem? - Sua mãe perguntou surpresa.
- Estou bem mãe. Respondeu Estela.
- O que aconteceu minha filha? Você não estava presa?
- Sim, mas alguém que não sei quem é pagou a fiança. - Estela mentiu, prezando a segurança da mãe. Até ela perceber que seu braço estava machucado. - O que foi no braço mãe?
- O traficante, "o Jacaré", ele me obrigou a trabalhar no seu lugar. - Estela expressou um olhar furioso, para evitar problemas sua mãe continuou - Calma filha está tudo bem. A gente precisa sair daqui, está perigoso demais.
- Tudo bem mãe, vamos sair daqui pela manhã. - Estela tenta acalmar sua mãe e a leva para cama, fica em casa até sua mãe pegar no sono e, enquanto isso, pensa que com seu novo corpo pode resolver o problema com o traficante.
Assim que sua mãe dorme, Estela sai em busca de justiça. Ela pega informação com outras pessoas do bairro até chegar na casa do Jacaré. Em sua casa haviam homens armados que não a deixariam passar e Estela queria ser discreta.
Ela deu a volta na casa e escalou o muro, perfurando o concreto com seus dedos, improvisando uma escada. Ao saltar dentro do quintal, se deparou com um rottweiler que mordeu seu braço. O rottweiler mal fazia cócegas no braço de Estela, então para não ter problemas, ela arrancou um varal da casa e amarrou o cachorro, deixando-o quieto.
Continuou entrando silenciosamente, até encontrar Jacaré em uma reunião com o que parecia ser um dos cientistas do laboratório misterioso e ouvir alguns comentários: "ela é perigosa" ou "se ela aparecer vou acabar com ela". Levada pelo impulso, Estela entra na sala, nocauteia os seguranças do Jacaré, quando ela intimida o cientista, é surpreendida, pois ele possui uma força equivalente à dela e a arremessa para fora da casa. Estela voa, atravessando a parede de concreto e caindo na rua com um grande impacto. Mesmo o dano não sendo o suficiente para machucá-la, pela primeira vez após a experiência, ele sentiu dor. Então ela vê o sujeito misterioso se transformando em uma criatura gigantesca reptiliana, o que lembra um dinossauro. Finalmente Estela encontrou um oponente à altura.


Sami Aventureira Noturna
Enquanto isso no Japão, observamos a jornada de uma jovem moça, Sami, que é campeã em Arqueirismo, está concluindo o ensino médio e morando com o avô. Parece uma moça normal, no entanto, é perseguida pelos pensamentos da morte misteriosa dos seus pais. Seu avô disse uma coisa, os investigadores disseram outra, na verdade ninguém sabe o que realmente aconteceu. Um dia qualquer conversando com um companheiro de classe, levantou a hipótese de que a morte dos seus pais pudesse ser algo relacionado à Yakusa. Essa nova hipótese não saía de sua cabeça, até que em uma noite qualquer, sem que seu avô soubesse, com roupas escuras e uma máscara que usou no teatro da escola, Sami saiu como uma Aventureira Noturna atrás de respostas.
Depois de horas, andando em ruas escuras, em um lugar controlado pela máfia, Sami se depara com um evento inesperado. Quatro homens, saindo de um bar, puxando a força uma mulher estrangeira, três desses homens, aparentavam mais de 20 anos, enquanto o quarto homem aparentava mais de 60. Sami reparou que todos possuíam tatuagens que os identificavam, da Yakusa.
Ela tentou se aproximar de surpresa, mas não teve êxito, um dos homens percebeu e apontou uma arma. Instintivamente ela armou o arco e disparou, atingindo a mão, desarmando o alvo. Sabendo que suas flechas, poderiam causar dano letal, Sami adaptou as pontas das flechas com um composto anestésico, assim, mesmo não causando dano letal, em poucos segundo o alvo desmaia.
O segundo criminoso, também saca um arma e atira, mas erra. A garota que estava sendo sequestrada reage e consegue escapar, distraindo os criminosos, dando chance para a Aventureira atirar outra flecha e derrubar o segundo homem.
O mais velho entra no carro e foge, enquanto o terceiro homem fica sozinho e sem saber o que fazer, ele saca uma faca e parte desesperado em direção à mascara, mas com agilidade e precisão, ela consegue derrubá-lo.
O que parecia ser o chefe deles fugiu e a moça também. Preocupada, Sami corre na noite para encontrá-la. Teve sorte! Ela a encontra e a escolta até sua casa. Chegando lá:
- Muito obrigada por me ajudar, qual seu nome?- A moça pergunta.
- Infelizmente não posso falar, sou apenas uma Aventureira Noturna. - Sami responde, preservando sua identidade secreta.
- Meu nome é Yuriko, sou uma repórter, estou prestando serviço para um departamento de segurança internacional chamado "Divisão X". Eu estava investigando a Yakusa, quando descobri que eles estão trabalhando para uma organização secreta chamada "Teia", eles trabalhando em alguma Super-Arma. O pessoal da Divisão X me disse que virão me buscar e preciso que você me proteja enquanto eles não chegam e também preciso receber informações de minha fonte dentro Teia, o cientista Hiro Sakamoto.
Sami fica espantada, pois esse era o nome de seu pai! Será que ele ainda está vivo? Antes que a mascarada possa fazer perguntas, chega um novo assassino que arromba a porta da casa com os pés.
- Aí estão vocês, chega dessa brincadeira, hora de morrer. - Diz o assassino.
Rapidamente Sami atira uma flecha e pede para Yuriko se esconder. O assassino pega a flecha no ar e a quebra com muita facilidade. Então ele diz: "- Seja lá quem for, está no lugar errado"- Assim ele abre os botões de sua camisa mostrando sua tatuagem de um dragão vermelho, a imagem ganha vida e do corpo do homem, surge um dragão que entra na casa destruindo os móveis.
Sami finalmente encontrou uma pista do seu pai e precisa sobreviver ao maior desafio de sua vida.


Seth Cradirer
Seth, aos os olhos comuns, parece um rapaz normal... E ele foi treinado para isso, pois nasceu na família Cradirer, que desde a segunda guerra mundial se tornaram famosos por se envolverem em atividades militares, venda de armas, serviços militares, treinamentos de soldados, entre outras.
No caso de Seth, seu treinamento começou desde pequeno, ele sabe montar e desmontar qualquer arma, armadilhas, sobrevivência na mata, resistir e se adaptar a qualquer situação. Contudo, ele sabe que alguns familiares contraíram uma ficha criminal e inimigos. Por isso Seth vive sempre atento.
Em um dia, quando estava indo visitar seu tio que estava hospitalizado devido uma doença, percebeu um carro em alta velocidade se aproximando, instintivamente ele salta sobre o carro, diminuindo o impacto. O carro parou e surgiram dois homens armados, dizendo:
- Ei moleque, viemos cobrar a dívida de seu pai. - Rapidamente Seth percebe que os dois sujeitos estavam com coletes à prova de balas, então em um piscar de olhos, saca sua pistola e atira diretamente no colete para detê-los sem matá-los.
Seth se aproxima dos homens para interrogá-los, quando é surpreendido por vários carros militares com soldados armados, no entanto sem identificação: "Parado, largue a arma!" Seth não se arrisca e observa.
De um dos carros, surge um homem aparentando uns 50 anos, com uma farda militar.
- Senhor Cradirer, eu sou o General Guedes. Perdão, mas tive que testá-lo para confirmar suas habilidades, tenho uma proposta para você. - Nisso os soldados abaixam as armas, os dois primeiros homens se levantam, pedindo desculpas com a dor no peito e Seth também abaixa a arma.
- Quem são vocês? - Questiona Seth.
- Somos da Divisão X, um departamento internacional de missões secretas. Estamos sob uma ameaça iminente e precisamos de suas habilidades, caso aceite, estamos dispostos a limpar a ficha criminal de sua família. Pense bem, aqui está meu cartão, responda dentro de 24 horas, há muito em risco.
Seth fica pensativo e decide consultar seu tio primeiro. Chegando ao hospital, encontra uma amiga, aliada e também aventureira Melany. Embora tendo começado mais tarde, Melany passou um tempo treinando técnicas militares com Seth. Ele diz: "- Fui abordado por um grupo militar, tenho que falar para meu tio". Depois de explicar para os dois:
- Como, General Guedes? Eu já ouvi falar, ele está envolvido em várias operações militares em todo o mundo. Claro que ele quer nos usar, mas para que propósito? - questiona o Tio de Seth.
- É, fiquei curioso, até mesmo pela proposta de limpar o nome de nossa família.
- Tem um ditado, mantenha os amigos perto, e os inimigos... - Seth completa a frase - Mais perto ainda. - Melany participa da discussão.
- Seth é perigoso, se você for, vai precisar de alguém para cobrir a suas costas.
Mesmo sabendo dos riscos para si e para Melany, Seth se sente atraído pela aventura. Então ele pega o telefone e faz a ligação.
Horas depois, Seth e Melany entram em um prédio do centro de São Paulo que serve de base provisória para a Divisão X. Um dos agentes lhes dá as boas vindas e os acompanha até a sala principal, onde está o General. Chegando lá, os dois aventureiros entram na sala de comando onde há vários monitores informando dados do mundo todo, com inúmeros agentes da inteligência em computadores conectados à redes de comunicação mundial.
- Sejam bem-vindos à Divisão X - O general dá as boas vindas e faz a observação - Quem é a moça?
- Ela é minha parceira, foi tão bem treinada quanto eu. - Responde o Cradirer.
- Ok ela está por sua conta. Vamos direto ao assunto por que temos pouco tempo. A Divisão X cuida de assuntos ou ameaças incomuns. No mês passado, identificamos uma leve mudança nas correntes marítimas e aumentou nos últimos dias, se continuar podemos ter uma catástrofe climática no mundo todo. Continuamos a investigar até  que achamos na praia de Santos, isso: - Guedes mostra no monitor a imagem de um anfíbio humanoide.
Seth fica contente pela Divisão X não ser uma ameaça para sua família, contudo ele fica extremamente preocupado com as evidências que ele encontrou. O que Seth Cradirer terá que enfrentar?
De lugares diferentes, essas pessoas estão se envolvendo em uma trama que pode ameaçar todo o mundo que conhecemos. O que acontecerá no próximo capítulo?
Aguardem a próxima aventura..
Jogadores: 
  • Caio Vinicius - Soldado de Ferro 
  • Sara Lopes - Sami Aventureira Noturna 
  • Otavio Lucas - Estela Campeã
  • Daniel Domingos - Seth Cradirer
Obrigado a todos!

3 comentários:

  1. Bacana a descrição da turma Morfeu.
    Vai ter algum post com nossa turma do Anderson?

    Quero mandar algum desenho também pra exibir também.

    ResponderExcluir
  2. Então cara, até é bacana a ideia, mas não da pra mim fazer o textos por que é dificil pra mim acompanhar todos os detalhes da aventura. No caso, o mais apropriado para a tarefa seria o proprio mestre Paladino... Cobra elel ai hahaha

    ResponderExcluir
  3. eeeeeeeeee minha arqueira uhuuuu ficou d+!!!!!!

    ResponderExcluir