O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

terça-feira, 18 de setembro de 2012

RPG é Construtivismo

Salve Leitores

Nesta postagem, estaremos falando sobre uma concepção do conhecimento chamada de CONSTRUTIVISMO!!!!!

Clica ai eu explico

O que é Construtivismo???

Olha o mano Piaget!!!!
Segundo Fernando Becker, o Construtivismo significa: “a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado”. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal
modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e,
muito menos, pensamento."

Ou seja, o Construtivismo é uma concepção ou teoria de como adquirimos os conhecimentos. Onde os processos de aprendizagem são definidos pelo confronto de fatores interno do sujeito (conhecimento prévio), e externo (informação), construindo um novo conhecimento:

A (conhecimento prévio) + B (informação) = C novo conhecimento.

Dessa forma, podemos compreender que o conhecimento não é um objeto solido ou absoluto que não possa ser questionado. E também não despreza o sujeito colocando-o como papel principal durante o processo de aprendizagem. O pensador PIAGET foi quem popularizou a concepção no ramo cientifico e serviu de base para vários estudiosos da educação.
Construtivismo é método de ensino???


Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Construtivismo esta presente na educação brasileira, onde ele oferece diretrizes para o trabalho do professor, ou seja, não existe um método construtivista, mas é possível pensar em metodologia a partir da concepção construtivista. No conforme orientação do MEC todos nossos professores deveriam lecionar aulas construtivista, mas como é uma teoria difícil de compreender, muito difícil de trabalhar, é possível que a maioria de vocês nunca tenha tido uma aula que pudesse ser considerada construtivista. 

Ficou claro?...Não? Olha esse vídeo:



Legal mestre, mas o que isso tem a haver com o RPG???

Na concepção Construtivista, o papel do professor é o mesmo de um mestre de RPG. No construtivismo - diferente da abordagem tradicional onde o professor é autoridade absoluta - o professor assume o papel de mediador, parceiro, desafiador, facilitador, orientador, provocador, auxiliar do processo de aprendizagem do aluno. No RPG o mestre tem as mesmas funções de propor desafios aos jogadores, instruí-los em suas tarefas, facilitar caso haja necessidade, mas não fazer pelo jogador. Na aula, o professor da as ferramentas mais é o aluno que constrói o conhecimento. No RPG é o mestre que começar a narrar, mas é os jogadores que definem a história.!!!!!

RPG É CONSTRUTIVISMO

Em suma, a teoria do construtivismo é muito mais complexa do que aparenta, mas resumidamente os processos rpgisticos são construtivistas, pois a partir que se inicia, ele não esta pré-definido, mas devido a participação de todos, principalmente dos jogadores, é que ocorre a construção de um bom jogo de RPG. Esta ai mais uma boa razão para você jogar RPG!
 
"E ai? Bora jogar uma RPG???"
Um abraço a todos!!!! 


Referência: BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II - UFRGS - PEAD 2009/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário