O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sábado, 14 de julho de 2012

RPG Ferramenta Alternativa - Turma 1: Supers Daemon


Salvem Leitores.

Conforme havíamos informado anteriormente, o pessoal do RPG Ferramenta Alternativa esta formando turmas para iniciar as práticas no universo RPGístico, e já temos a confirmação da primeira turma. Confiram aí...



Cenário: Supers RPG - Universo Fantástico (Fantasioso)



"Imagine que após uma explosão cósmica nos confins do universo, gerou uma energia que afetou todos os tempos e probabilidades da realidade. Tal energia chegou a Terra iniciando uma série de fenômenos sobrenaturais, mudando o mundo que conhecemos para um mundo fantástico."

Jogadores:
  • Caio Vinicius
  • Sara Lopes
  • Gabriel Matheus
  • Otavio Lucas
  • Daniel Domingos

Personagens:

Personagem: Soldado de Ferro
Após um acidente de trânsito, Vinicius Costa foi escolhido para iniciar o projeto Mega-Soldado. Seu corpo foi revestido com uma blindagem altamente tecnológica. Agora ele será a principal defesa antiterrorista como Soldado de Ferro.
Autor: Caio Vinicius.
Personagem: Aventureira Noturna
Sami perdeu seus pais quando tinha 4 anos em uma morte misteriosa. Duas décadas depois, agora campeã mundial de arqueirismo, Sami decidiu enfrentar o submundo do crime buscando justiça pela morte dos pais. Os bandidos a chamam de Aventureira Noturna.
Autora: Sara Lopes.

Personagem: Campeã
Depois de ser acusada por tráfico de drogas, Estela Pereira foi encaminhada para um laboratório de uma organização secreta. Exposta a um novo composto químico, Estela agora possui um corpo superforte e invulnerável e ela prometeu usar essas novas habilidades para limpar seu nome. Agora ela será a heroína Campeã.
Autor: Otavio Lucas


Personagem: Ninja do estilo Lass.
Kazuma descende de um clã ninja inimigo do Império dos Ninjas. E agora ele pretende conquistar a armadura do “Ninja Supremo” para enfrentar a ordem dos ninjas e honrar sua família.
Autor: Gabriel Matheus

Personagem: Seth Cradirer
Seth é o membro mais novo da família Cradirer, que é reconhecida mundialmente pelo comércio ilegal de armas. Agora Seth tem a oportunidade de limpar o nome da família contribuindo em uma operação de segurança nacional.
Autor: Daniel Domingos.
Sami, Aventureira Noturna. Personagem de Sara Lopes

Estela Pereira, Campeã. Personagem de Otavio Lucas.

Haverá uma ameaça global que exigirá que essas pessoas com habilidades fantásticas se reúnam para fazer o que nenhum deles pode fazer sozinho, lutar por um bem maior.

O que acontecerá nas aventuras? Como será que esse grupo heterogêneo irá se reunir para enfrentar essa grande ameaça? Acompanhem nas próximas postagens.




Lembrando que as oficinas ocorrem na biblioteca Rubens Borba Morais em Ermelino Matarazzo, de quarta, quinta e sexta-feira das 14h às 17h. E-mail para contato  rpg-fa@hotmail.com, mestre Adilson.
Obrigado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário