O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sábado, 7 de julho de 2012

Outros Grupos: RPG & Cultura!


Salve Leitores!

Como vocês observaram na postagens anteriores, o Blog "RPG Ferramenta Alternativa", além de informar as oficinas de RPG do bairro de Ermelino Matarazzo, serve também para divulgar qualquer manisfesto sociocultural através de jogos de RPG.
Também com o patrocinio do VAI, encontramos o Grupo RPG & Cultura!



Projeto RPG & Cultura
“Este projeto foi criado por jovens que cresceram tendo como base para seu desenvolvimento uma das melhores ferramentas de entretenimento já criada: o RPG”.
O RPG & Cultura consiste inicialmente em narrar para quem frequenta a escola, mas a ideia é de ensinarmos os interessados à narrar, para que as atividades continuem nos próximos anos, entre outras ideias mais ousadas..."
O projeto é ministrado por Maurício Borges, o grupo é da zona sul e atuam em duas escolas, uma na Capela do Socorro e outra em Cidade Ademar.
Para mais informações, vocês podem acessar (e curtir) a pagina Fan page do grupo no Facebook: http://www.facebook.com/RPGCultura... Acessem e acompanhem o maravilhoso trabalho.






http://www.facebook.com/#!/RPGCultura

Obrigados a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário