O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sábado, 16 de junho de 2012

COMO SERÃO AS OFICINAS DE RPG?

Salve, Leitores

Finalmente daremos início as OFICINAS DE RPG, realizadas no bairro de Ermelino Matarazzoe ministradas pelo mestre Adilson. Confiram como será a oficina!


Quem é o mestre Adilson???

Para quem não conhece, o mestre Adilson é jogador de RPG há mais de 13 anos. Ele jogou e narrou diversos sistemas de RPG como Storyteller, Gurps, Daemon e D20, contudo focou suas especialidades nos jogos Supers RPG Daemon e D&D 4.0. Agora o Adilson participando do projeto RPG Ferramanta Alternativa, e pretende ensinar RPG para jogadores iniciantes e convidar outros jogadores interessados em participar!!!

Como Vai Funcionar o Projeto???

Dia 23/06 o pessoal do Ferramenta Alternativa realizará uma palestra na Biblioteca Rubens Borba De Morais, na rua Sampei Sato, 440 - Ermelino Matarazzo, para explicar o que é RPG e esclarecer dúvidas sobre o jogo, por exemplo: a prática, o contexto, as regras, as técnicas, os temas, a diversidade sociocultural, etc. Os interessados, poderão participar das oficinas que serão realizadas durante a semana.

Como Vão Funcionar as Oficinas???

Criaremos um cadastro de jogadores interessados à aprender RPG. Formaremos turmas compostas de até 5 jogadores.
Cada turma terá uma aula por semana, com previsão de conclusão em 2 meses. Assim que concluir uma turma, serão abertas novas vagas e serão convidados novos jogadores já cadastrados. Caso não consiga comparecer na palestra, ou não participar das primeiras turmas por falta de vaga ou qualquer outra razão, você também poderá se cadastrar pelo e-mail impudico1@hotmail.com, que assim que surgir novas turmas em horários diferenciados, estaremos convocando para participar da oficina.

As aulas seguirão este roteiro:

1ª aula: O mestre Adilson irá conversar com os participantes. Conhecer e questionar o conhecimento prévio que os jogadores possuem sobre o tema e esclarecer as dúvidas sobre o que é RPG. Explanar o cenário onde ocorrerá a história e iniciar o processo criativo de construção do personagem que serão interpretados pelos jogadores.
2ª aula: Conclusão dos processos de criação, preencher as planilhas, redigir a história de cada personagem e fazer uma prévia do jogo.
 3ª aula: Primeira sessão de jogo. O mestre irá narrar uma história, de acordo com o tema escolhido, assim os participantes estão interpretando seus personagens conforme a dinâmica do jogo. 
O primeiro jogo será focado nas histórias de cada personagem e os inserindo no cenário que se passa a história. O objetivo do jogo é que os participantes se familiarizem com seus personagens, interagindo com a historia do jogo.

4ª aula: Conclusão da sessão anterior. Refletir e debater sobre o desempenho de jogadores e distribuir pontuação avaliando as interpretações, a criatividade e o raciocínio lógico desenvolvido durante o jogo. Com os pontos de experiência recebidos, todos os participantes poderão melhorar sua planilha, inserindo novas proficiências, conhecimentos e habilidades ao personagem. O objetivo do jogo é que os jogadores já se sintam à vontade tanto com seus personagens quanto com as regras.
5ª aula: Inicia-se uma nova história, continuando a sessão anterior. Agora que os participantes já estão familiarizados com seus personagens, o foco do jogo deve ser a relação dos personagens em conjunto na história para agirem em conjunto. O objetivo do jogo é o trabalho em grupo.
6ª aula: Continuação da sessão anterior. Agora já em grupo, deve-se continuar essa dinâmica propondo mais desafios, que dependerão das qualidades reunidas de cada personagem e de sua criatividade para resolução dos problemas, reforçando o trabalho em equipe. O objetivo do jogo é reforçar o trabalho em equipe desenvolvido e disponibilizando mais ferramentas aos jogadores durante a história e propondo mais desafios.
7ª aula: Conclusão da sessão anterior. Refletir e debater sobre os eventos e experiências dos jogadores, questionarem o que foi aprendido e qual a moral da história desenvolvida. O objetivo do pós-jogo é discutir o que os jogadores construíram durante a aventura.

8ª aula: A conclusão da oficina da turma. Expor os trabalhos realizados pelo grupo (personagens, histórias, desenhos, aventuras) ao publico aqui no blog.

Qual a participação do blog RPG?

Desde a palestra até as oficinas, a partir das discussões de criação de personagem até o desfecho da aventura, serão divulgados no blog para que todos possam conhecer os trabalhos artísticos e todo o potencial das pessoas que jogam RPG.
Os Rpgistas sempre ficam  fascinados com o quão magnifico e rico pode se tornar um jogo de RPG, assim o blog rpg-fa.blogspot.com servirá tanto para divulgação do projeto quanto para qualquer outro grupo que quiser participar do Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário