O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sábado, 24 de novembro de 2012

VENHA CONHECER OS JOGOS DE RPG DIA 15/12

Salve Leitores


Encontro de RPG: 15/12
No dia 15/12 o grupo do RPG Ferramenta Alternativa estará realizando uma atividade para divulgar e esclarecer o que são os jogos de RPG. Nesse ultimo semestre ocorreram oficinas de RPG na biblioteca de Ermelino Matarazzo Rubens Borba Alves de Moraes e os trabalhos das turmas serão expostos junto com os materiais e livros de RPG para promover o acesso desses conhecimentos para a comunidade. O evento contará com a participação especial do mestre Adriano Diniz.

 
O que é RPG, afinal?
O RPG é um jogo de contação de estória e interpretação de personagem. O narrador conta uma história, onde os personagens criados pelos jogadores interagem e influenciam a narrativa do mestre, interpretando seus personagens e protagonizando como um teatro sem script.
Programação do dia 15/12:
12horas:                              O encontro iniciará com o mestre Adilson (Mestre Morfeu) revelando os segredos desses jogos fantásticos com slides e materiais dos jogos.
13 horas:             Haverá uma oficina com a participação especial do mestre Adriano Diniz.
15 horas:             Pausa para o lanche.
15: 30:                  Considerações Finais e Fechamento com mestre Adilson.
Onde ocorrerá o encontro?
Local: O evento ocorrerá na biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes.
Data: 15 de Dezembro às 12 horas da tarde.
Endereço: Rua Sampei Sato, 440, bairro de Ermelino Matarazzo, próximo à estação de trem Comendador Ermelino (Clique aqui para saber como chegar)
Oficinas:
Para os interessados a conhecer mais sobre os jogos, no mesmo local ocorre oficina de RPG para iniciantes todas as Sexta-férias às 14 horas.
Caso você ja conheça os jogos de RPG venha para contribuir com sua experiencia e traga seu grupo. Caso você não conheça, é sua oportunidade para conhecer nos práticas.

Mais informações:
impudico1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário