O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Turma 2: Supers RPG - Escolhidos. Capitulo 2

Salve Leitores
Paul, Pierre, Erick, Sonia, Jade.
Essa postagem será a continuação de Supers- os Escolhidos, capitulo 2. Caso não tenha lido o primeiro leia aqui. Lembrando que embora seja o jogo fantasy, essa abordagem é mais realista.
... Imaginem e boa aventura

Jade.
 
Cena 1 - Verdade
Pierre
No dia seguinte, quando Pierre está saindo de casa para ir à faculdade. Ele é abordado por Renato acompanhando por outro homem que parece estar ferido.
- Volta Pierre, você não vai a lugar a algum! – Ordena Renato, e Pierre obedece sem hesitar.
Dentro da casa, Pierre ainda assustado com a situação observa que Renato ajuda o outro homem a se limpar de um ferimento à bala.
- Velho, ceis pode ficar ai, eu vou para a faculdade, não posso perder a aula hoje. – diz Pierre na evasiva.
- Negativo você fica, vai que você conta para alguém – Renato responde de uma forma grosseira.
- Que nada velho, não vou falar nada. – Pierre temendo o pior.
- Hahaha... Ei João, quero ti apresentar meu amigo, o pequeno Pierre. Ele é um de nós, ele pode desenhar o que quiser, e tudo que ele desenha se torna realidade.
O comentário chama a atenção de João que se volta com um olhar sinistro para Pierre. Então continua Renato:
- Vou ti contar a verdade, Pierre...
A
lguns bairros dali, Jade depois de horas conversando com a sua mãe se prepara para descansar de sua viagem. No entanto não consegue dormir pois seus  pensamentos estão cheios de duvidas.
Então no meio da noite, ela houve a voz chamando...
“- Jade... Jade consegue-me ouvir?”
Jade fica assustada, pensando que poderia ser um invasor, ou uma loucura de sua cabeça, ou alguma outra coisa!
“-... Meu nome é Erick, sou amigo. Preciso da sua ajuda!”
A palavra “ajuda” chamou a atenção e acalmou Jade, assim ela finalmente percebeu que a conversa era telepática. “- Como sabe que sou telepata, como está falando em minha mente?”
“- Por que sou como você, um escolhido também, vou ti contar a verdade...”.
S
onia chega a casa abalada apos assistir a morte de seu parceiro. Ela senta cozinha e bebe algo gelado para esfriar a cabeça. Quando é interrompida por sua mãe.
- Filha, está tudo bem? – Diz Joana, mãe de Sonia.
- Sim tudo bem mãe, foi só um dia difícil. – Sonia percebe que alguma outra coisa aflige sua mãe. – O que foi mãe, cadê a Jade? Está tudo bem?
- A Jade está lá em cima descansando. Eu temo pelo real motivo que seu pai ter mandado sua irmã para cá. Sonia vou lhe contar a verdade...
P
aul parti do Canada para com Brasil, no meio do caminho lendo um algo sobre o idioma português. No entanto ele observa uma repentina agitação de seu tio Jacke, ele fica observando todas as pessoas passa pelo avião.
- O que foi tio Jacke? – Pergunta Paul.
- Dentro de algumas horas estaremos em São Paulo. Existem algumas coisas que você precisa saber Paul, a verdade...
Erick.

“... A verdade é que desde os inicios dos tempos existem pessoas com habilidades especiais. Tais habilidades alcançavam capacidades sobre humanas. Essas pessoas eram chamadas de “Escolhidos”.
“Diziam que esses escolhidos existiam para ajudar o mundo. Eles estiveram presentes nos maiores eventos da humanidade. No entanto esses valores foram esquecidos e os Escolhidos foram perdidos.”
Joana –... E grande potencias mundiais usam esses pessoas com talentos excepcionais para interesses impróprios. Seu pai trabalhava para esses homens.
Erick “... Você é uma Escolhida, assim como eu, o que explica nossa conversa telepática. Na verdade é graças a você que essa conversa esta acontecendo, pois possuo habilidades diferentes”.
Renato –... Preferimos nos chamar de Impositores, e agora possuímos poderes e estamos na cadeia alimentar.
Jacke –... Há alguns séculos atrás alguns Escolhidos se reuniram e formaram um bando que se chama de Impostores. Esse bando visa usar seus poderes para se impuser sobre todas as politicas mundiais.
Joana –... Seu pai trabalhava para um grupo chamado Ordem. Esse grupo visava manipular os Escolhidos para controlar as politicas mundiais. Seu pai saiu dessa organização, pois eles suspeitavam que você e sua irmã pudessem ser Escolhidas.
Erick “... Há um grupo chamado Impositores, eles são escolhidos que se renderam ao caos. Eles são perigosos, existem alguns deles aqui e preciso da sua ajuda e de sua irmã para detê-los antes que seja tarde demais!”
Renato –... Meu amigo João também é. O problema é que tem sempre alguém tentando ferrar com agente. Aqueles que manipulam o mundo tentam nos destruir antes que os conquistemos.
Jacke –... e também temos inimigos. Uma sociedade secreta que se chama Ordem. São humanos que manipulam os Escolhidos para nos controlar e caçar outros escolhidos.
Sonia.

Cena 2 - Ajuda
J
ade desce as escadas e encontra sua mãe e Sonia na cozinha. Ela percebe o clima e faz uma leitura telepática rapidamente e diz para sua irmã:
“- Parece que já sabe sobe sobre os escolhidos, sou um deles, por isso estamos tendo essa conversa telepática”. – Diz Jade telepaticamente para não preocupar sua mãe.
 “- Que merda é essa. Sai da minha cabeça já!” – Responde Sonia confusa, temerosa.
“- Calma Sonia, conheço alguém que precisa de nossa ajuda. Acho que ele tem uma pista sobre a morte do seu parceiro” – Então diz a sua mãe – Mãe, pode ir descansar, tem coisas que eu gostaria de conversar com Sonia a sós!
- Sim tudo bem meninas, pode ficar a vontade. Já esta tarde vou subindo.
Minutos depois as duas irmãs saíram da casa e quando chegaram ao portão se deparam com um sujeito misterioso com jaqueta e boné. Em todo momento Sonia mantem a mão sobre a arma ate ter certeza do que esta acontecendo. Até que...
“- Eu criei um elo telepático para nos três. Sonia esse é o Erick, ele tem informações para você”.
“Saudações senhoritas, meu nome é Erick, sou um Escolhido como sua irmã Sonia. Tenho que admitir minha satisfação por poder realizar esse dialogo.” – Diz Erick com um sorriso de gratidão no resto.
“Por que, você é mudo?” – Sonia pergunta, debochando o comentário. Então Erick responde.
“Sim, infelizmente as minhas capacidades especiais influenciam minhas cordas vocais me privando de um dialogo convencional. Mas essa não é a justificativa da minha visita. Assim como eu e sua irmã existem outros Escolhidos, no entanto alguns decidiram usar tais habilidades para o mal. E infelizmente seu parceiro sofreu com isso”.
“Você os conhecem, onde eles estão como vou ter certeza que posso confiar em você?” – Indagou Sonia.
“A resposta para todas essas questões é sua irmã. Ela é telepata, meus pensamentos e os seus são como um livro aberto para ela. E ela também é a chave para resolvermos isso. Eu tenho uma ideia de onde eles possam estar, mas não a localização exata. Apenas com a telepatia dela seremos capazes de encontra-los antes que fujam. Posso explicar mais informações no caminho, precisamos ser rápido. Vocês vêm comigo?”
Jade fica assuntado por estar envolvida. Ela não quer ir, sua irmã não quer deixa-la se envolver, no entanto Jade percebe o desejo de vingança e de justiça de Sonia e Erick, e ela a única chance de resolver isso.
- Eu não devia fazer isso, mas eu protejo você Jade. – Diz Sonia. Sem outra opção e também estimulada pelo mistério Jade decidi ir.
Pierre.
Cena 3 – Caçada Aérea
- Como assim, esses caras estão nos caçando? Mas eu nem conheço esses caras! – Questiona Paul espantado.
Sim Paul, somos caçados e suspeito que estamos sendo vigiados. – Discretamente, Jacke aponta um homem com roupas comum e de óculos escuros lendo historias em quadrinhos do Wolverine. Então ele continua: -  Como andas sua capacidade “psico-materia”?
- Eu andei treinando com essa esfera de chumbo, posso expandir, comprimir e moldar a matéria da forma que eu desejar! – Responde Paul.
- Muito bem garoto! Fique atento se minhas suspeitas estiverem corretas, vão tentar nos matar antes de chegar ao chão, somos muitos poderosos lá. Também é muito perigoso nos matar agora o que nos da uma vantagem de alguns minutos. Descanse ai!
Paul fica inconformado com a tranquilidade de seu tio, mas não o questiona. Então é tomado pela paranoia. Qualquer um é possível suspeito infiltrado para mata-los.
Alguns minutos depois, Jacke parece estar descansando, então Paul finge ir ao banheiro. Na volta ele passa pelo suspeito e puxa assunto estando de prontidão segurando a esfera de chumbo no bolso da jaqueta.
- Uau, Wolverine é muito bom! – Comenta Paul observando cada movimento do suspeito.
- Sim é fantástico, acompanho desde a de infância. E você?
 - Para falar a verdade conheço pouco sobre o personagem, mas acho legal! – Então surge um silencio constrangedor entre os dois e ele responde.
-... Então tá, falou! – O suspeito volta para a leitura como nada estivesse acontecendo e Paul volta a seu acento se questionando: Será que o que o tio Jacke disse é verdade ou é paranoia dele?... Seja lá qual resposta, Paul continua nervoso e preocupado.
Paul e Jacke.
Cena 4 – Fuga
Renato e João ficam assistindo TV na casa de Pierre. Conforme adentrando a noite os dois ficam relaxados e sonolentos, mesmos eles alegando que ficaram até a chegada de “amigo” Pierre continua na tensão.
- Ei Pierre, desenha uma cerveja para gente de novo. – Renato faz o pedido com o isqueiro na mão.
Intimidado Pierre começa a desenhar um engradado desejando que a cerveja tivesse um calmante. Assim que ele conclui, ele mostra o desenho para Renato, então ele se levanta e abre a geladeira que estava vazia, mas ao abrir ele encontra a cerveja.
- Bom garoto!
... Os minutos passando... Os dois bebem... O sono vem! Assim que os dois dormem, Pierre se levanta, pega seu caderno de desenho e se dirigi a porta cautelosamente.
Ele passa pela porta com sucesso, mas teme passar pelo portão de ferro que precisava de uma manutenção, onde o único meio de abri-lo é forçado. E seu temor acontece!
Por mais da cautela de Pierre, o portão abre com barulho que acorda Renato. Pierre corre como nunca antes em sua vida. Renato acorda assustado – Moleque @#$%& volta aqui – Ele corre ferozmente atrás de Pierre, o condicionamento do desenhista não é tão favorável e infelizmente foi pego facilmente.
Renato agarra Pierre pelos cabelos, o garoto não resistiu e chora.
- Onde você pensa que vai Pierre? – Renato intimida demostrando seu verdadeiro caráter. Pierre fica com um desesperado contido, pois não há ninguém que possa salva-lo!
Renato e João.
Cena 5 - Turbulência
“... Atenção passageiros, chegaremos em 30 minutos”.
- Tio Jacke o que exatamente vamos fazer no Brasil? – Pergunta Paul curioso.
- Existem alguns amigos de causa que estão se reunindo lá e vamos encontra-los. É só isso que você precisa saber no momento – Em seguida Jacke olha para o suspeito e não o encontra. – Onde ele foi?
- No banheiro, fiquei observando.
Assim que ele o conclui, o suspeito surge armado e aponta para os dois. Jacke reage rapidamente com um ataque telecinético, onde o alvo é lançado contra a parede do avião.
Sem saber o que esta acontecendo, os passageiros são tomados pelo pânico. Jacke não ter certeza se eliminou seu alvo e Paul fica espantado tentando manter a frieza. Quando por uma estalar de sorte Paul vê no meio dos passageiros um segundo assassino que segurava uma granada preste a lança-la.
Paul ágil o mais rápido possível, arremessando sua esfera de chumbo e a expandindo criando um murro que os separasse do algoz, no entanto seus esforços não foram o bastante. A granada já havia lançada e seu pino de segurança retirado.
...BUUUMMM...
A explosão casou um furo no casco que comprometeu a estabilidade do avião. O pânico tomou conta, o medo da morte consumia as pessoas. Até que finalmente Paul ouve as palavras de seu tio:
- Droga... Paul, esse avião precisa chegar ao chão. Vou tentar estabiliza-lo, você me da cobertura. – Então Paul vê seu tio levitando no ar com uma expressão de esforço e ele sente minimamente a turbulência do avião diminuir. Paul sabe que os carrascos podem surgir a qualquer momento. No entanto, o perigo do buraco do avião chama atenção do controlador da matéria e ele se arrisca a se aproximar para fecha-lo.
O primeiro vilão se ergue. Mesmo com o avião inclinado e com dificuldade de respirar ele insiste em terminar o serviço, mas Paul estava atento, então ele usa suas habilidades. Mentalmente ele inutiliza a arma do assassino deformando-a, ele também transforma a roupa de em ferro, impossibilitando-o de fugir ou se mexer. Assim ele finalmente consegue fechar a composição do avião evitando uma catástrofe.
Chegando ao aeroporto com um pouso forçado, Jacke e Paul fogem sem deixar pistar dos perseguidores misteriosos ou dos civis.
- Que foi aquilo no avião? – Pergunta Paul após alguns metros do aeroporto.
- Eu disse que estamos sendo caçados. Poderia ter sido pior... Temos que prosseguir!
- Mas e aquelas pess...
- Paul pare de perguntar, quanto menos você souber melhor.
...
Sonia.
Cena 6 – Resgate
Erick, Sonia e Jade estão juntos de carro procurando os Impositores:
- Impositores? – Questiona Sonia para Erick
“Sim, Impositores. Eles se julgam superiores diante da humanidade. Mas nem todos os escolhidos são ruins, eu conheço outros. A minha amiga Alice ou ‘sonhadora’ como a chamamos, ela é capaz de ter sonhos clarividentes do que vai acontecer. Por isso encontrei vocês, e sabia que iriam me ajudar. A mesma sonhadora previu que os dois fugitivos teriam invadido uma das casas desse bairro e que possivelmente o dono da casa seja um refém. É imprescindível que os encontremos hoje, pois amanha podemos perder a pista deles... Jade você é a nossa única chance de encontra-lo com sua telepatia”.
Jade fica nervoso com a situação, ela sabe que Sonia não quer deixa-la nessas condições, mas existem muitas coisas envolvidas, então ela decide não decepcionar.
Jade concentrar sua telepatia para ler o máximo de mentes possível, mais do que jamais havia feito. Em segundos sua mente é tomada uma turbilhão de informações:
“Cadê meu carro... Quanto foi o jogo hoje... Vai se @#$%&, sua *&%$... Para de chorar neném... Vou seduzir meu chefe amanha... Estou com desejo de chocolate... Ele me traiu filho da... Leia a Bíblia... Play 3 que maneiro... Não aguento mais tomar remédio... Como vou me livrar desses caras, socorro...”
- Jade você esta bem? – Sonia interrompe Jade preocupada com a reação.
-... Dor de cabeça, náuseas, mas acho que consegui... É aquela casa. – Jade ainda tonta aponta a casa que coincidiu de estarem próximos.
Então Erick toma a iniciativa com a convicção nas palavras de Jade. “Peça para sua irmã tapar os ouvidos, confie em mim”.
- Sonia tape os ouvidos...
HHHHHHHHHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII – Erick emiti um forte som agudo capaz de abalar os tímpanos e rachar vidros, seu intuído é de atordoar os malfeitores. Contudo o efeito não causa o esperado, dentro da casa Pierre e Renato ficam atordoados com o ruim, mas a constituição de João e surpreendente.
João corre impetuosamente para fora para casa em busca de seus adversários. Erick o vê, porem ele hesita com receio de mata-lo com suas habilidades, dando chances que João não desperdiça. Ele expõe suas laminas que sair dos punhos que atinge o estomago de Erick, o deixando caído frente a casa enquanto se aproxima do carro.
Sonia age sem temor e inicia uma serie de disparos, mas João corre de uma forma veloz e imprevisível, se aproximando da policial e chutando sua arma. João fica sedento por sangue por identificar Sonia, qual havia atirado nele mais cedo, embora subestima-la foi seu erro.
Sonia se esquiva dos ataques afiados e o golpeia com firmeza no queixo, deixando-o atordoado. Metros dali, Renato vê seu companheiro precisando de ajuda, ele acende o isqueiro e lança uma labareda de chamas que atinge o braço esquerdo de Sonia.
- Hahaha queima desgraçada! Fica abaixado ai Pierre. – Pierre se mantem deitado de cabeça coberta.
Erick não desistiu, ele uniu todas suas forças e lança uma rajada sônica contra o piro cinético. A explosão feriu Renato fazendo as chamas avançar na casa obstruindo a saída.
João tenta aproveitar o momento para matar Sonia então Jade intervém. No desespero ela se comunica telepaticamente com João com tanta força que ele se sentiu como se alguém gritasse em seu ouvido.
Ele virou os olhos intimidadores para Jade, isso foi o tempo suficiente para Sonia saltar e pegar sua arma e atinge o vilão.
Erick não consegue se aproximar da casa devido as chamas, um segundo disparo sônico poderia comprometer a casa. Então Renato se vê na vantagem:
- Vocês mataram meu amigo, agora vou mostrar para vocês o inferno em chamas. – Berra Renato enlouquecendo.
Tendo ciente que pessoas estão tentando ajuda-lo e aproveitando a deixa, acende em Pierre a chama da coragem. Ele pega rapidamente seu caderno de desenho, e cria rapidamente uma arte de um dragão.
Pierre e o Dragão.
Renato pira – Hahahaha, vou incinerar todos vocês!!! – Quanto repentinamente algo muito pesado pousa em cima da casa. Tal ruim chama a atenção de Renato. Quando ele observa com mais atenção, ele vê diante dele um dragão europeu vermelho do tamanho de um ônibus de frente com a casa do Pierre.
- Não isso não pode estar acontecendo... – Estupefato com o que vê, o piro cinético dispara contra o dragão sem causar efeito nenhum. Então o dragão se aproxima e abocanha o Impositor e o devora.
Todos ficam sem reação, surpresos e com medo da tamanha criatura. Apenas Erick entendeu o que era tal fenômeno.
Pierre sai de sua casa já destruída e olha para a grande fera. A fera com um olhar calmo, olha de volta.
- Obrigado – Diz Pierre e o dragão se desfaz em milhares de estrelas.
...
“Pierre, eu sou Jade. Somos escolhidos viemos ajudar”
Finalmente Jade, Sonia e Erick conseguiram chegar a tempo para salvar Pierre, mas quem são esses Impositores? Quantos mais deles existem? E Paul o que ira acontecer com ele? Quais segredos seu tio o reserva?
Continua...
Autores:

Camila Araújo: Jade
Damaris Alves: Sonia
Beatriz Reis: Pierre
Gabriel da Silva: Paul
Obrigado a todos
"rev"

Nenhum comentário:

Postar um comentário